Ativo x Passivo financeiro: Entenda a diferença!

Autor: Ramon Martins

 

Muitas pessoas não sabem como gastar o seu dinheiro e acabam gerando várias dívidas com o passar do tempo. Isso ocorre pelo fato da população brasileira, em sua maioria, adquirir mais passivos do que ativos. Se você não faz ideia do que significa essas duas palavrinhas que acabaram de ser mencionadas, não se preocupe, pois esse texto tem o intuito de sanar as suas dúvidas.

 

O QUE É UM PASSIVO?

Tanto o conceito de passivo quanto o de ativo podem ser entendidos por meio de duas abordagens, a contábil e a financeira. Nesse primeiro momento trataremos da contábil, e posteriormente, explicaremos a financeira.

A primeira diz respeito aos estudos envolvendo a contabilidade, e lá entende-se por passivo as despesas efetivadas e as obrigações pendentes de uma empresa ou pessoa. Com isso, podemos citar como exemplo as contas a pagar do tipo salário de funcionários, energia elétrica, água, dívidas com bancos, com organizações ou até impostos. Ou seja, de modo geral, são obrigações que, quando chegar o vencimento, irão gerar saída de dinheiro.

 

E UM ATIVO? O QUE É?

Continuando na abordagem contábil, os ativos são os bens ou direitos que podem ser capitalizados e ao longo do tempo podem gerar entrada de dinheiro ao seu dono. Para ficar mais didático, vamos aos exemplos. Podem ser categorizados como ativos os imóveis e automóveis que você possui, pois são bens pertencentes a você e em algum momento podem te gerar entrada de  algum dinheiro, seja pelo aluguel ou venda.

Além disso, são considerados ativos o dinheiro em caixa, móveis, maquinários, estoque de mercadorias e também os títulos de investimentos adquiridos por você, como as ações, títulos públicos, CDBs, etc. Em resumo, tudo aquilo que é ou pode ser convertido em meios monetários.

 

ABORDAGEM FINANCEIRA

Lembra que falamos que esses conceitos poderiam ser abordados de duas formas? A primeira foi retratada acima, já a segunda, que chamamos de financeira, é referente ao conceito definido por Robert T. Kiyosaki em seu famoso livro Pai Rico, Pai Pobre (caso não tenha lido, vale a pena ler). Lá Robert expõe a sua visão sobre diversos temas da educação financeira, dentre eles o conceito de ativo e passivo.

De forma simples e direta, ativo, na concepção de Robert, é tudo aquilo que faz entrar dinheiro no seu bolso. Já os passivos são as coisas que fazem o dinheiro sair do seu bolso

 

VISÃO CONTÁBIL X VISÃO FINANCEIRA

Hora de levarmos todo o assunto abordado até aqui para a prática. Imagine que você possua um carro e o utilize para ir ao trabalho, sair com a família, viajar, etc. Este carro do ponto de vista contábil é um ativo, pois ele é um bem que pertence a você.

Entretanto, o carro traz consigo várias despesas como combustível, seguro, IPVA, licenciamento e manutenção. Então, definitivamente, o carro faz com que saia dinheiro do seu bolso e essa característica o define como um passivo na visão financeira apresentada por Robert. T. Kiyosaki.

Observação: não estou dizendo aqui que você não deva comprar um carro, pois essa é uma decisão muito pessoal e envolve diversos fatores além do financeiro, como é o caso da comodidade e necessidade de cada um.

Outro exemplo está na sua casa. Você adquire um imóvel para morar e logo ele se torna um bem seu, correto? E quando falamos em bens, logo lembramos da definição contábil e podemos categorizar o seu imóvel como um ativo. Mas e na definição financeira? Ele é um ativo ou passivo? A pergunta que você precisa responder é a seguinte: isso me gera dinheiro ou me gera despesa? Se a resposta for sim, ele será um ativo do ponto de vista financeiro, se a resposta for não, ele será um passivo financeiro.

São exemplos de ativos financeiros: ações, títulos, royalties de propriedade intelectual (livros, músicas, patentes, etc.).

Após tomar conhecimento sobre esses conceitos é necessário que você defina o seu foco. O que você acha que vai trazer mais benefícios? A resposta é simples, ativos financeiros. Busque sempre que possível adquirir ativos financeiros, pois dessa forma você estará colocando o seu suado dinheiro para gerar ainda mais dinheiro.

 

Esse conteúdo faz parte da missão da Educa & Invest de ajudar pessoas a se transformarem financeiramente. Para aprender mais conteúdos sobre Educação Financeira, Bolsa de Valores e Investimentos continue acompanhando nossos artigos no blog e os nossos vídeos no canal da Educa & Invest no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *