LCI e LCA: Você sabe o que são?

Autor: Alisson Sampaio

 

Você já ouviu falar sobre LCI e LCA? Caso nunca tenha ouvido ou queira saber mais sobre o assunto, continue a leitura pois iremos te explicar o que essas siglas significam.

 

Iniciando a explicação

Pela capa do artigo já dá para ter uma noção do que se trata essas siglas.  As LCI’s e LCA’s são investimentos de renda fixa emitidos pelos bancos. LCI significa Letra de Crédito Imobiliário enquanto que a LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio. Ambos os investimentos são muito parecidos, porém, de forma resumida no caso da LCI você empresta dinheiro para o banco e o banco empresta dinheiro para o setor imobiliário. Já no caso da LCA, o banco empresta dinheiro para o setor do agronegócio.

Esse investimento é dividido em 3 tipos: os pré-fixados, os pós-fixados e os híbridos.  Acompanha a diferença entre cada um deles:

Nos Pré-fixados você já conhece a rentabilidade do negócio no momento da aplicação. Como essa taxa não muda, você consegue saber exatamente o quanto de dinheiro terá ao final da aplicação.

A rentabilidade nos Pós-fixados é definida com base em um indicador, que normalmente é o CDI.Caso o CDI suba, a sua rentabilidade aumenta, se cair, sua rentabilidade também cai.

Por último, os Híbridos são uma mistura dos dois anteriores. A remuneração é dividida entre uma taxa prefixada e outra pós-fixada. Normalmente é utilizado o indicador base da inflação, o IPCA, mais uma taxa predefinida no momento da aplicação para auferir a rentabilidade.

 

Quais são as vantagens desse tipo de investimento?

Como o setor imobiliário e o setor do agronegócio são considerados estratégicos para o governo, as LCI’s e LCA’s possuem uma característica relevante, que é a isenção do imposto de renda e do IOF para pessoa física.  Isso faz com que esses investimentos se tornem atrativos para investidores que buscam aplicações com rentabilidade acima da poupança.

Além disso, esse investimento conta com a cobertura do FGC (Fundo garantidor de crédito). Garantindo até R$ 250.000,00 por CPF/CNPJ em cada instituição financeira, em caso de “quebra” da mesma.

 

E quais são os riscos?

O principal risco é o de insolvência do banco emissor, o famoso “calote”. Porém uma forma de reduzir esse risco é comprando as LCI’s e LCA’s de bancos  que possuem um rating alto, uma vez que quanto maior for o rating menor será a possibilidade de falência da instituição financeira.

 

Mas o que é rating?

Rating é uma nota que as agências de classificação de risco de crédito atribuem a um emissor, pode ser um país, empresa ou banco, de acordo com sua capacidade de honrar uma dívida. Serve para que investidores saibam o nível de risco dos títulos de dívida que estão adquirindo.

 

Entendeu?

Falando sobre liquidez, esse é um ponto de desvantagem desse tipo de investimento, uma vez que você só consegue resgatar o seu dinheiro após o prazo de carência, que é de 90 dias. Isso acaba fazendo com que esse tipo de investimento não seja recomendado para criação da reserva de emergência.

 

Esse conteúdo faz parte da missão da Educa & Invest de ajudar pessoas a se transformarem financeiramente. Para aprender mais conteúdos sobre Educação Financeira, Bolsa de Valores e Investimentos continue acompanhando nossos artigos no blog e os nossos vídeos no canal da Educa & Invest no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *